Iniciativa gratuita orienta empresas a reconhecer, acolher e encaminhar casos de violência doméstica e sexual
Uma em cada três mulheres sofrerá violência ao longo da vida. Este dado global fornecido pela ONU demonstra a necessidade urgente de conscientizar e consolidar práticas que mudem este cenário. Diante do fato, a AXA reforça a importância do papel das empresas na proteção e acolhimento de vítimas e passou a disponibilizar gratuitamente o AXA Safe Spaces, treinamento digital desenvolvido globalmente para preparar líderes e equipes a atuarem de forma consciente e eficaz em casos de violência doméstica e sexual.
A iniciativa foi criada em parceria com a NO MORE Foundation e especialistas internacionais no tema, com o objetivo de orientar empresas de todos os portes a estruturarem redes internas de apoio. Para muitas mulheres, o ambiente corporativo é o único espaço onde elas se sentem fisicamente seguras e podem pedir ajuda, premissa que serve de base para o programa e que reforça a relevância do tema no contexto da liderança responsável.
O treinamento, aberto ao público e acessível a qualquer pessoa, apresenta três pilares essenciais para quem deseja atuar corretamente diante de um caso de abuso: reconhecer sinais, responder com empatia e encaminhar a vítima para apoio especializado. De forma prática, a trilha conecta os participantes ao Diretório Global NO MORE, que reúne serviços de assistência em mais de 200 países, incluindo o Brasil. O compromisso da companhia está alinhado à sua estratégia global.
“Contribuir para um mundo onde a mulher possa viver sem riscos à sua existência é um pilar essencial da estratégia ASG da companhia”, afirma. Para ele, iniciativas de conscientização têm papel determinante. Ao “dar visibilidade ao tema e fortalecer a rede de apoio”, o setor privado amplia sua responsabilidade e pode atuar “muito além das obrigações corporativas tradicionais”, afirma Alexandre Campos, vice-presidente de RH, Jurídico, Compliance e ASG da AXA no Brasil.
A cultura interna da AXA reforça essa visão. A empresa adota globalmente a política We Care, que estabelece diretrizes de acolhimento a colaboradores afetados por violência doméstica e sexual, garantindo suporte emergencial, assistência psicológica e médica. Esse alinhamento aparece também nos produtos oferecidos pela companhia, como a Assistência Maria, presente em alguns seguros e que inclui apoio jurídico, emocional e um aplicativo específico para seguradas em situação de risco.
A AXA reforça que o fortalecimento de ambientes seguros passa necessariamente pelo engajamento de líderes e organizações. Ao aderir ao programa, empresas podem se tornar agentes ativos na quebra do silêncio e no apoio efetivo a quem mais precisa.
Ao disponibilizar o AXA Safe Spaces para todo o mercado, a seguradora busca estimular uma atuação mais consciente e empática das lideranças. O treinamento utiliza histórias reais e ficcionais para demonstrar situações de controle coercitivo e abuso, pode ser realizado de forma anônima e no ritmo de cada participante. Todo o conteúdo, bem como os materiais para implementação dentro das empresas, está disponível em português no site da iniciativa.

