Projeto busca transformar estradas brasileiras em homenagens ao legado de Ayrton Senna, recriando um dos trechos mais icônicos do automobilismo mundial
A Audi do Brasil, em parceria com a Senna Brands, está lançando uma iniciativa inovadora para mapear estradas e rodovias em busca de curvas que se assemelham ao famoso S do Senna, um dos trechos mais desafiadores do autódromo de Interlagos, criado pelo tricampeão mundial Ayrton Senna. A ação faz parte das comemorações pelos 30 anos da Audi no Brasil e conta com a colaboração de empresas como iD\TBWA, Sweet Filmes, Bolha, Sposito Studio e Warner Bros Discovery.
Segundo Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil, o projeto tem o objetivo de celebrar o legado do piloto e a longa relação da marca com o país. “O Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado segue presente na vida dos brasileiros, seja por meio de sua performance fora de série nas pistas, pela criação do S do Senna, uma das curvas mais desafiadoras do automobilismo mundial, ou por meio da Audi do Brasil, trazida ao país por suas mãos”, afirma Rojas. Ele destaca que o objetivo é retribuir o que Senna fez pela marca, levando a curva icônica para diferentes pontos do Brasil.
O projeto, que transforma estradas comuns em homenagens ao piloto, envolve o uso de tecnologia avançada desenvolvida pelo estúdio de inovação digital Bolha. A tecnologia usa algoritmos para analisar o traçado das estradas, buscando semelhanças com o S do Senna. “Essa tecnologia, que combina geolocalização, análise de dados e inteligência artificial, permite identificar e sinalizar trechos em diferentes regiões do país, ampliando a história da curva criada por Senna de maneira tangível e acessível a todos”, explica Nagib Nassif Filho, CEO e cofundador da Bolha.
Uma homenagem ao legado de Senna
O S do Senna foi idealizado pelo próprio Ayrton durante a reforma do autódromo de Interlagos em 1989 e rapidamente se tornou um dos maiores legados do piloto para o automobilismo. Inspirada por essa herança, a Audi busca agora replicar essa curva emblemática em diversas estradas do Brasil, criando pontos de contato entre fãs e o ídolo. “Herdamos do Ayrton Senna a nossa sede por desafios e conquistas que pavimentam um legado para as futuras gerações”, destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Minidocumentário marca o lançamento do projeto
Para marcar o lançamento do projeto, foi produzido um minidocumentário intitulado “O Legado do S, em parceria com a Warner Bros. Discovery e a Sweet Filmes. O filme explora a relação de Senna com a Audi, além de detalhar a história da famosa curva e o processo de busca por trechos semelhantes. A produção inclui depoimentos de figuras importantes como o jornalista Reginaldo Leme, o ex-piloto Christian Fittipaldi e Leonardo Senna, irmão de Ayrton. Eduardo Teixeira, Diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery, reforça a relevância da produção: “Esse é um conteúdo que carrega o DNA da marca Discovery, que tem uma longa experiência em contar histórias reais que movem as pessoas”.
A iniciativa também marca a principal ativação da Audi no Brasil desde que a parceria com a Senna Brands foi retomada, em março deste ano. “Mapear o S do Senna em outros locais do Brasil é uma forma de permitir que mais pessoas tenham contato, de alguma forma, com esse icônico trecho de Interlagos. Isso reforça ainda mais a forma genuína como o Ayrton se conecta com nosso país e nosso povo”, conta Thiago Fernandes, COO da Senna Brands.
O documentário “O Legado do S” será lançado no dia 24 de setembro no canal do YouTube da Discovery Br, marcando o início de uma série de ações que visam continuar a busca por novas curvas em todo o território nacional. Segundo Camila Costa, CEO e sócia da iD\TBWA, o objetivo é fortalecer ainda mais a memória afetiva de Ayrton Senna junto ao público que viveu sua trajetória e apresentá-la às novas gerações.