Executivo comandará a Associação Brasileira das Empresas de Software pelos próximos três anos
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) anuncia Andriei Gutierrez como seu novo presidente. Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em Sociologia pela Université de Provence (França), Gutierrez é uma das vozes mais influentes do setor de tecnologia no Brasil. Com mais de duas décadas de experiência em governança digital, proteção de dados, cibersegurança e regulação tecnológica, ele ocupou cargos de liderança na IBM e na Kyndryl, onde foi responsável por Relações Governamentais e Políticas Públicas para a América Latina.
A eleição, realizada nesta segunda-feira, também definiu os novos membros do board da ABES. Ricardo Caldas, CEO da Ativu Technologies, assume como vice-presidente. Nas vice-presidências regionais, Flavia Brito representará o Nordeste, Jeovani Salomão o Centro-Oeste e Marcia Lippert o Sul. O novo corpo diretivo também conta com Daniella Caverni como diretora administrativa, Flávia Brito como diretora secretária e Francisco Camargo como diretor tesoureiro. Entre os diretores adjuntos estão Lauro de Lauro (Comunicação e Marketing), José Maurício (CAESBRA) e Vanda Scartezini (Internacionalização e ICANN).
O Conselho Deliberativo também foi renovado, com Paulo Milliet Roque como Presidente e Rodolfo Fücher como Vice Presicente. Entre os novos conselheiros estão nomes como Jorge Sukarie Neto, Carlos Sacco, Francisco Soeltl, Onivaldo Roncatti e Gerson Schmitt.
Foco em inovação e soberania digital
A nova gestão da ABES terá como prioridade o fortalecimento do setor de tecnologia e a promoção de um ambiente regulatório equilibrado. “O Brasil é um país digital, com um povo criativo, conectado e aberto à experimentação. Temos todas as condições para nos tornarmos uma das maiores potências globais em TI. A ABES trabalhará em conjunto com entidades parceiras e com o poder público para construir políticas eficazes e posicionar o Brasil entre os principais players mundiais”, destaca Gutierrez.
Outro compromisso da nova diretoria é a soberania digital e a criação de um ecossistema tecnológico inclusivo e competitivo. “Defendemos um posicionamento regulatório e geopolítico pragmático e estratégico, que valorize o desenvolvimento da tecnologia nacional, ao mesmo tempo em que promova um ambiente de negócios aberto”, explica o novo presidente.
Nos últimos anos, a ABES expandiu significativamente suas atividades, fortalecendo a segurança jurídica e impulsionando o crescimento de suas empresas associadas. “A nova diretoria estará empenhada em ampliar esse impacto, fortalecendo a presença internacional da entidade e consolidando a ABES como referência global no setor”, conclui Gutierrez.
Atualmente, a ABES representa cerca de 2.000 empresas, responsáveis por aproximadamente 80% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, gerando mais de 260 mil empregos diretos e movimentando um faturamento anual estimado em R$ 103 bilhões.