Executiva assume a liderança tecnológica da empresa na região, com foco em alinhamento estratégico e transformação digital
A Ericsson anunciou a nomeação de Andrea Faustino como Chief Technology Officer (CTO) para o Cone Sul da América Latina. Na nova posição, a executiva será responsável por representar a visão tecnológica da companhia para o mercado Latam Sul, assegurando o alinhamento entre as soluções da empresa e os objetivos estratégicos de seus clientes.
Com mais de 20 anos de experiência em posições de liderança nos setores de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, Andrea consolidou sua trajetória em áreas como vendas, pré-vendas e entrega de soluções de tecnologia e serviços. Ao longo da carreira, liderou equipes multidisciplinares em nível regional e global, com foco em impulsionar processos de transformação digital.
Na própria Ericsson, a executiva já ocupou cargos como VP de Digital Services, Diretora de Core & Cloud Pre-Sales and Delivery e Diretora de Pre-Sales IP & Network Applications, além de funções estratégicas em gestão de portfólio, marketing de produto e soluções para clientes.
A Ericsson destaca que suas redes de alto desempenho fornecem conectividade a bilhões de pessoas diariamente. Com quase 150 anos de história e mais de 100 anos de atuação no Brasil, a companhia é pioneira na criação de tecnologias de comunicação. O país, inclusive, é o único do Hemisfério Sul a produzir rádios e antenas 5G, em sua fábrica de São José dos Campos, em operação contínua desde 1955.
Outro pilar da atuação da Ericsson no Brasil é a pesquisa e desenvolvimento (P&D). A empresa é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento de padrões móveis globais, com mais de 60.000 patentes concedidas. Segundo a companhia, o investimento no ecossistema brasileiro gera tecnologias de ponta, empregos qualificados e oportunidades para empreendedores, acadêmicos e inovadores.