Alok convida brasileiros a reciclarem lixo eletrônico nas lojas da Vivo

Campanha ambiental da Vivo reforça compromisso com a circularidade e já destinou mais de 187 toneladas de resíduos para reciclagem

Com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos, a Vivo acaba de lançar uma nova campanha nacional com a participação do DJ e produtor Alok, embaixador da marca. A ação convida consumidores de todo o Brasil a levarem seus equipamentos eletrônicos inutilizados – como smartphones, carregadores e fones de ouvido – a uma das mais de 1,8 mil lojas da Vivo, que contam com urnas de coleta.

Intitulada Recicle seu lixo eletrônico na Vivo, a campanha integra a plataforma de comunicação Futuro Vivo, e foi criada pela agência Creative. A estratégia está voltada para redes sociais, plataformas digitais e peças de mídia OOH. A iniciativa é uma resposta ao baixo índice de reciclagem de eletrônicos no país: atualmente, apenas 3% do resíduo eletrônico gerado no Brasil é efetivamente reciclado.

“Como empresa que abraça causas importantes para a sociedade, queremos contribuir para formar uma geração mais consciente e conectada com a natureza. Ao promovermos a reciclagem de eletrônicos, reduzimos o consumo de recursos naturais e evitamos o descarte no meio ambiente”, afirma Marina Daineze, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Vivo.

Desde 2006, a empresa mantém o programa Vivo Recicle, que já retirou de circulação mais de 5,3 milhões de itens, o que corresponde a 187 toneladas de resíduos eletrônicos. Todo o material é encaminhado à reciclagem pela Ambipar, empresa especializada que utiliza equipamentos de alta tecnologia para o reaproveitamento de componentes.

Educação ambiental com impacto social

A Vivo também estende sua atuação para o ambiente escolar. Por meio do programa Vivo Recicle, a empresa mobilizou recentemente 24 escolas públicas e duas instituições sociais em nove cidades brasileiras. O projeto envolveu estudantes em ações de conscientização ambiental e promoveu uma gincana de coleta de resíduos eletrônicos, que resultou na arrecadação de 29 toneladas de material, o equivalente a cerca de 30 carros populares.

As atividades, que contaram com o apoio dos comitês de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, ocorreram em cidades como São Paulo, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Aracaju e Imperatriz. Além da coleta, os alunos participaram de dinâmicas educativas e foram premiados com sessões de cinema.

“A iniciativa mostra que a pauta ambiental está conectada com a social e que ações unificadas como esta, que promovemos por meio dos comitês de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, são um importante caminho para avançarmos, empresas e sociedade, na proteção do nosso planeta, impulsionando nossa sociedade rumo a um futuro mais sustentável”, destaca Marina Daineze.

Circularidade e tecnologia de ponta

Além de estimular o descarte correto de eletrônicos, a Vivo aplica o conceito de economia circular também nos seus próprios processos. A operadora garante a reciclagem de 97% dos resíduos gerados por suas operações, provenientes da modernização da rede e da substituição de equipamentos. Em 2024, a companhia recondicionou mais de 1,2 milhão de modens e decodificadores, dispositivos instalados nas residências dos clientes para serviços de internet e TV. Ao serem recuperados e reutilizados, os equipamentos evitam novos descartes e reduzem a extração de recursos naturais.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.