Programa interno Data Fast Track impulsiona cultura de experimentação e fortalece tomada de decisão com base em inteligência artificial
A Nestlé Brasil está consolidando sua transformação digital com o Data Fast Track (DFT), programa interno de inovação liderado pelo Laboratório de Dados da companhia. A iniciativa já identificou um potencial de mais de R$ 70 milhões em saving por meio de soluções desenvolvidas internamente, com o apoio de análise de dados e inteligência artificial.
Com uma abordagem ágil e focada em resultados, o DFT funciona em ciclos de oito semanas, nos quais equipes multidisciplinares, formadas por gerentes de produto, engenheiros e cientistas de dados, se conectam a diferentes áreas de negócio, como Vendas, Supply e Logística. O objetivo é testar hipóteses, validar ideias rapidamente e reduzir riscos de investimento, seguindo a metodologia “Fail Fast, Learn Fast” (“erre rápido, aprenda rápido”).
O processo é estruturado para transformar desafios de negócio em soluções concretas e testáveis. As oportunidades são captadas por uma plataforma centralizada, e, após um alinhamento entre áreas, definem-se os caminhos a seguir: Provas de Conceito (PoC) ou Produtos Mínimos Viáveis (MVP). A partir de uma matriz de priorização estratégica, a liderança escolhe quais iniciativas avançam, com base em impacto e viabilidade. As equipes técnicas, então, desenvolvem e validam as soluções em ciclos semanais, em parceria direta com as áreas envolvidas.
Em seu primeiro ano, o programa realizou sete provas de conceito, das quais três evoluíram para business cases com investimentos planejados. Um dos projetos caminha para se tornar um pilar estratégico na área de Logística Física da Nestlé.
Entre os cases de destaque, o Supply Compras identificou um potencial de economia de R$ 1 milhão ao otimizar a concentração de compras de caixas de papelão e embalagens flexíveis. Já o Supply Logística Física utilizou ciência de dados para aprimorar a contratação de frete spot, e o resultado é tão promissor que há planos de criar uma estrutura dedicada dentro da área.
Além do impacto financeiro, o DFT tem impulsionado uma transformação cultural na Nestlé. A iniciativa demonstra como IA e ciência de dados podem apoiar a tomada de decisão estratégica, promovendo colaboração e estimulando a experimentação entre colaboradores.
“Com a expansão do Data Fast Track para outras áreas do negócio, houve uma mudança significativa na cultura de experimentação com dados dentro da Companhia. Se antes, o DataLab não era considerado como parceiro estratégico para resolução de problemas das unidades, hoje o engajamento cresceu exponencialmente”, ressalta Brunno Ragonha, diretor de Data Science & Analytics da Nestlé Brasil. Segundo o executivo, a expectativa é desenvolver dez novos projetos ainda em 2025, incluindo soluções voltadas ao setor de Recursos Humanos, com foco em saúde mental.