Conteúdo indispensável para líderes que evoluem

Drone europeu usado em entregas e missões humanitárias é apresentado ao mercado brasileiro

Modelo Wingcopter 198, representado pela Synerjet, está homologado pela Anatel e em processo de certificação pela Anac para operações logísticas no país

São Roque (SP) recebeu, em setembro, a apresentação do Wingcopter 198, drone de entrega eVTOL de asa fixa fabricado na Alemanha pela Wingcopter e representado na América Latina pela Synerjet. A aeronave, já utilizada em supermercados na Europa e em ações humanitárias em diferentes países, foi apresentada a clientes brasileiros durante uma semana de demonstrações.

O equipamento é projetado para operações logísticas, inspeções de ativos e levantamentos topográficos. Capaz de percorrer até 94 km, o drone tem peso máximo de decolagem de 25 quilos, dos quais 10 kg correspondem à estrutura, 10 kg à bateria e até 5 kg podem ser destinados a cargas. Entre os diferenciais, estão a velocidade de cruzeiro de 90 km/h e a autonomia de 60 minutos, com tempo de recarga equivalente.

Segundo a fabricante, o modelo pode transportar medicamentos, soros e vacinas, além de cargas perecíveis ou de alto valor agregado. Para operar o equipamento, é necessário treinamento de duas semanas.

O Wingcopter 198 já foi homologado pela Anatel, responsável por certificar a comunicação entre a aeronave e o solo, e encontra-se em processo avançado de certificação na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o que permitirá voos além da linha de visada do operador (BVLOS). Paralelamente, a certificação também avança nos Estados Unidos, Europa e Japão.

A Synerjet encomendou dez unidades do modelo, das quais duas já estão no Brasil e outras três devem chegar até o fim do ano. “A Synerjet é, ao mesmo tempo, cliente e investidor da Wingcopter, e encomendou 10 unidades inicialmente, duas já estão no Brasil e outras 3 chegam até o fim do ano”, disse Fabio Rebello, CEO da Synerjet. Para ele, o potencial do equipamento é “fantástico” e pode trazer grandes benefícios para regiões distantes, especialmente na área de saúde.

A Wingcopter, que recebeu 100 milhões de euros em investimentos, já acumula casos de uso em missões críticas. Entre eles, transporte de medicamentos e sangue no Japão, vacinas e material genético em países africanos, além de operações médicas nos Estados Unidos.

Para Armando Gessinger, Chief Revenue Officer da Wingcopter GmbH, o Brasil é estratégico. “O Brasil é um dos mercados mais importantes do mundo para a empresa, pois tem localidades remotas e infraestrutura precária de transporte. Apenas em um segundo momento a empresa imagina conseguir autorização para voar sobre áreas densamente populosas.”

Reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como Technology Pioneer e Global Innovator, a Wingcopter busca ampliar o uso da tecnologia em diferentes frentes. Além da logística médica, a empresa testa aplicações em monitoramento de ativos, inspeção de infraestrutura crítica, segurança pública e resposta a emergências, como em situações de desastres naturais.

Compartilhe:

Edit Template

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.