Busca por veículos contemplados cresce 13,5% em dois meses, aponta levantamento da Webmotors com base em visitas e pesquisas na plataforma
Dois meses após o lançamento do programa Carro Sustentável, a procura por veículos contemplados pela iniciativa do Governo Federal cresceu 13,5% no Brasil. O dado é resultado de um levantamento exclusivo do Webmotors Autoinsights, que analisou o número de buscas e visitas na plataforma entre 11 de julho e 11 de setembro, em comparação aos dois meses anteriores.
Segundo o estudo, o Fiat Argo foi o modelo com maior aumento na procura, registrando alta de 37% nas versões contempladas pelo programa. Em seguida, aparecem Renault Kwid (+19%), Volkswagen Polo (+18%), Hyundai HB20S (+16%), Chevrolet Onix (+13%) e Fiat Mobi (+9%). Já o Hyundai HB20 apresentou uma leve queda de 2% no período.
O programa Carro Sustentável, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), prevê IPI Zero para automóveis mais econômicos, sustentáveis e fabricados no Brasil. Para se enquadrar, os modelos devem atender a quatro critérios: níveis de emissão de CO₂, utilização de mais de 80% de materiais recicláveis, fabricação no país (incluindo soldagem, pintura, motor e montagem) e enquadramento na categoria de carro compacto.
Crescimento nas buscas por modelos contemplados pelo Carro Sustentável (11 de julho a 11 de setembro, em comparação aos dois meses anteriores):
Fiat Argo: +37%
Renault Kwid: +19%
Volkswagen Polo: +18%
Hyundai HB20S: +16%
Chevrolet Onix: +13%
Fiat Mobi: +9%
Hyundai HB20: -2%
O levantamento reforça a influência do programa federal na decisão de compra dos consumidores. Com a isenção tributária e critérios ligados à sustentabilidade, o Carro Sustentável vem direcionando a atenção do público para modelos populares que conciliam preço, eficiência e impacto ambiental reduzido.