Conteúdo ESSENCIAL para líderes que evoluem

Dia Nacional da Sustentabilidade: pequenos negócios avançam em boas práticas

Pesquisa do Sebrae Minas mostra que empreendedores priorizam economia de energia, redução do uso de plástico, diversidade e governança transparente

Nesta quinta-feira (25), quando o Brasil celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade, um levantamento do Sebrae Minas mostra que os pequenos negócios estão incorporando cada vez mais práticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, adotados em 2015 na Agenda 2030. As ações abrangem desde medidas ambientais até iniciativas sociais e de governança, evidenciando que empreendedores veem na sustentabilidade não apenas uma estratégia de redução de custos, mas também de longevidade e fortalecimento da reputação.

Ambiente, sociedade e governança em foco

No aspecto ambiental, 83% dos empreendedores afirmam adotar medidas de economia de energia, 73% reduzem o uso de plástico, 60% investem em reciclagem e reaproveitamento de materiais e 50% atuam na economia de água.

Na dimensão social, sete em cada dez empreendedores disseram apoiar a diversidade e inclusão de pessoas de diferentes gêneros, raças, idades e orientações sexuais. Entre eles, quatro em cada dez garantem igualdade de salários e oportunidades de crescimento profissional para os colaboradores.

Na governança, mais da metade dos entrevistados declarou aplicar práticas de gestão de riscos, enquanto quase o mesmo percentual mantém canais de escuta com clientes, a fim de identificar melhorias, aumentar a fidelização e reforçar a cultura de transparência.

“A pesquisa confirma que os pequenos negócios de Minas Gerais têm valorizado e investido cada vez mais em boas práticas de sustentabilidade, não apenas para reduzir custos e fortalecer a reputação da marca, mas como um caminho necessário para preservar os recursos naturais, garantir a qualidade de vida das pessoas e a longevidade dos negócios”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Ferramenta digital para apoiar empreendedores

Com o objetivo de orientar pequenos negócios na prática, o Sebrae Minas lançou o curso gratuito Mais Lucro, Menos Custo com ESG. O programa inclui um chatbot que sugere ações imediatas e um diagnóstico rápido para avaliar o estágio de maturidade de cada empresa nas dimensões ambiental, social e de governança.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Sebrae Minas com empreendedores do estado, que responderam sobre a adoção de práticas de sustentabilidade em seus negócios. Os resultados foram organizados nas três dimensões (ambiental, social e governança) alinhadas aos critérios ESG.

Compartilhe:

Edit Template

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.