Parceria prevê implantação de 10 gigawatts em sistemas NVIDIA e investimento progressivo de até US$ 100 bilhões
A OpenAI e a NVIDIA anunciaram uma carta de intenção para uma aliança estratégica considerada histórica. O objetivo é implantar ao menos 10 gigawatts de sistemas NVIDIA para compor a infraestrutura de inteligência artificial de próxima geração da OpenAI. Essa base tecnológica permitirá o treinamento e a execução dos futuros modelos da companhia, no caminho rumo à superinteligência.
Para viabilizar a iniciativa, a NVIDIA pretende investir até US$ 100 bilhões na OpenAI, de forma progressiva, à medida que cada gigawatt for integrado. O primeiro deles será implantado na segunda metade de 2026, na plataforma NVIDIA Vera Rubin.
“A NVIDIA e a OpenAI vêm se impulsionando mutuamente há uma década, desde o primeiro supercomputador DGX até o grande avanço do ChatGPT”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Este investimento e aliança de infraestrutura marcam o próximo grande salto: implantar 10 gigawatts para impulsionar a nova era da inteligência.”
Computação como base da economia futura
Segundo a OpenAI, a escala de investimento em infraestrutura computacional é central para o avanço da inteligência artificial. “Tudo começa com computação”, diz Sam Altman, cofundador e CEO da empresa. “A infraestrutura computacional será a base da economia do futuro, e usaremos o que estamos construindo com a NVIDIA tanto para criar novos avanços em IA quanto para torná-los acessíveis a pessoas e empresas em larga escala.”
A parceria, que terá a NVIDIA como parceira estratégica preferencial em computação e redes, prevê a co-otimização entre hardware e software das duas companhias. Isso inclui desde os modelos e sistemas de infraestrutura da OpenAI até as plataformas da NVIDIA.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a NVIDIA desde os primeiros dias da OpenAI”, comenta Greg Brockman, cofundador e presidente da OpenAI. “Usamos sua plataforma para criar sistemas de IA que centenas de milhões de pessoas utilizam diariamente. Estamos entusiasmados em implantar 10 gigawatts de computação com a NVIDIA para ampliar os limites da inteligência e escalar os benefícios dessa tecnologia para todos.”
Impactos globais da aliança
Para a NVIDIA, o acordo representa mais do que um salto tecnológico. “Com essa aliança, damos um passo decisivo rumo ao futuro, para construir a infraestrutura que tornará possível a próxima era da superinteligência e garantirá que os benefícios da IA cheguem a toda a sociedade”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
A aliança complementa o trabalho conjunto já em curso entre as duas empresas e seus parceiros estratégicos, incluindo Microsoft, Oracle, SoftBank e o consórcio Stargate, todos voltados à construção da infraestrutura de IA mais avançada do mundo.
Expansão do uso da IA
Atualmente, a OpenAI ultrapassa 700 milhões de usuários ativos semanais, com forte adesão de empresas globais, pequenos negócios e desenvolvedores. O movimento com a NVIDIA, afirmam as empresas, será determinante para acelerar a missão da OpenAI de construir uma inteligência artificial geral (AGI) que beneficie toda a humanidade. Os detalhes finais da aliança estratégica devem ser definidos nas próximas semanas.