Parceria entre Kraft Heinz Brasil e CHEP reforça estratégia de economia circular em setor de R\$ 5,3 bilhões anuais
Dinâmico e altamente competitivo, o mercado brasileiro de condimentos e temperos movimenta cerca de R$ 5,3 bilhões por ano, com crescimento médio de quase 15% ao ano, segundo dados do Euromonitor. Nesse cenário, práticas logísticas sustentáveis vêm deixando de ser um diferencial para se tornar parte central da estratégia das grandes companhias.
A Kraft Heinz Brasil, dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices, aposta na economia circular para fortalecer sua liderança no setor. A empresa firmou parceria com a CHEP, referência global em soluções logísticas sustentáveis, para a locação dos tradicionais paletes azuis feitos com madeira de reflorestamento. O modelo, baseado no compartilhamento e na reutilização, promove maior eficiência operacional e menor impacto ambiental. “O modelo de pooling elimina a necessidade de aquisição e manutenção de ativos, liberando capital (CAPEX) e simplificando a gestão de estoques”, explica Flávio Gaspar Barbosa, Sales Manager da CHEP Brasil.
Além de ganhos financeiros e logísticos, a parceria está alinhada ao compromisso ambiental da Kraft Heinz Brasil. “Trabalhamos com uma metodologia focada em excelência, refletindo produtividade, sustentabilidade e qualidade dos produtos. Neste contexto, acreditamos que se preocupar com o meio ambiente também é apoiar as comunidades regionais, fornecedores, e parceiros, além da saúde e comprometimento da companhia. Essa atuação é mais do que um diferencial, faz parte dos pilares fundamentais da empresa, e uma obrigação como líderes do setor. A parceria com a CHEP faz parte da estratégia da Kraft Heinz Brasil para unir esses objetivos: eficiência na sustentabilidade, na parceria com a comunidade, e na performance”, afirma Matheus Pimentel, diretor de Procurement e Agricultura da Kraft Heinz Brasil.
Os impactos já são mensuráveis. Em apenas um ano de parceria, a Kraft Heinz Brasil evitou a emissão de mais de 1,1 milhão de quilos de dióxido de carbono, o equivalente a 26 voltas ao mundo em um caminhão. Também houve economia de 3.499.552 dm³ de madeira — preservando 3.381 árvores — e a redução de mais de 928 mil quilos de resíduos, quantidade correspondente ao consumo diário de pouco mais de 713 mil pessoas.
Esses resultados foram certificados pela CHEP e validados por estudo da RDC Environment, consultoria especializada em avaliação de impacto ambiental. A metodologia utilizada foi a Análise do Ciclo de Vida (ACV), que compara o desempenho dos paletes CHEP com modelos convencionais, comprovando os ganhos da economia circular.
“Mais do que reduzir impactos, práticas sustentáveis vêm se consolidando como fator-chave para a continuidade dos negócios. Com o modelo de pooling de paletes as empresas podem reduzir custos, emissões e riscos operacionais e ainda permite a gestão compartilhada dos ativos, melhorando o fluxo logístico, evitando o transporte de carga ociosa e garantindo maior resiliência nas entregas. A Kraft Heinz é uma empresa que entende que a logística inteligente é um diferencial competitivo e é uma honra contribuir com a jornada ESG de uma marca tão reconhecida e importante para os brasileiros”, conclui Barbosa.