Debates conduzidos por Letícia reuniram lideranças para discutir soluções tecnológicas, urbanas e sociais em um dos maiores eventos de inovação da América Latina
Entre os dias 12 e 15 de agosto de 2025, o Rio de Janeiro sediou a 5ª edição do Rio Innovation Week (RIW), maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, reunindo mais de 200 mil pessoas e movimentando aproximadamente R$ 4 bilhões em negócios. Sob o tema central “Um olhar através da ética”, o mega-evento consolidou-se como palco decisivo para discutir um futuro inovador, inclusivo e sustentável. Ao longo destes dias, Letícia de Freitas e Castro, jornalista e fundadora do Identidades de Sucesso, mediou três painéis de destaque, conduzindo debates com líderes dos setores público e privado.
No painel RecargaPay: Decifrando Pagamentos Instantâneos – Inovação Brasileira, Tendência Mundial, que compôs a conferência Sociedade 5.0 e foi promovido pela RecargaPay, no qual Letícia foi acompanhada por Breno Lobo, chefe-adjunto de unidade do Banco Central do Brasil; Gilmar Valério Hansen, vice-presidente sênior de produtos da RecargaPay; e Natacha Litinov, líder de negócios do Google, foram discutidos os avanços e desafios dos pagamentos instantâneos no Brasil.
O painel ressaltou os pontos que fizeram com que o Pix se tornasse um produto de alta adesão, tanto pela sociedade quanto por empresários; as inúmeras possibilidades de negócios criados a partir dele, como o fortalecimento dos Super Apps financeiros; bem como as facilidades que o método de pagamento trouxe aos consumidores finais no ato da aquisição de produtos ou conveniências. Ainda, foram ressaltados os os serviços adicionais do Pix já implementados pelo Banco Central, e os que estão em fase de planejamento.
Também na conferência Sociedade 5.0, que tem curadoria da arquiteta e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), Michelle Beatrice, Letícia mediou o painel Cidades Inteligentes e Humanas: Inovação para Habitar e Preservar, que abordou soluções urbanas junto aos agentes públicos Tainá de Paula, secretária de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio; Felipe Peixoto, secretário Executivo da Prefeitura de Niterói; e Bruno Dauaire, secretário de Estado de Habitação de Interesse Social do RJ.
O debate levou à platéia como diferentes esferas públicas pensam o desenvolvimento de cidades inteligentes, bem como foi uma excelente oportunidade dos secretários municipais e do Estado, apresentarem projetos que, na prática, impactam positivamente a sociedade.

No último dia do Rio Innovation Week, Letícia mediou o painel O Impacto da Inteligência Artificial no Empreendedorismo, realizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, conferência que estreou este ano no evento e teve curadoria de Solimar Lessa, consultora e líder da área de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil – núcleo RJ. No painel, Letícia esteve acompanhada por Lindália Junqueira, CEO da Íons e Hacking.Rio e embaixadora global do Women in Tech Brazil; Cristiane Sanches, head de Inovação e Tecnologia Educacional da YDUQS; e Claudia Sampaio, diretora de Digital Channels and Multichannel Strategy do Santander.
Como o comportamento do consumidor molda as demandas de atendimento e pontos de contato com o cliente; como empreendedores, diante da facilidade de tarefas triviais realizadas por I.A. Generativa necessitam estimular a cognição cerebral, a fim de se manterem criativos e agentes de solução; bem como a certeza de que mesmo as empresas mais inovadoras, como as startups, são impactadas pelo avanço da I.A. Generativa e quais os possíveis caminhos para que as empresas se adaptem a esta realidade, foram alguns dos pontos relevantes abordados.

“A diversidade de debates, a qualidade das discussões e o protagonismo de líderes em diferentes áreas reforçaram a relevância do evento como espaço de reflexão e ação sobre os caminhos para um futuro mais inteligente, sustentável e inclusivo. É inspirador ver como diferentes setores se conectam para pensar soluções inovadoras que realmente impactam a humanidade”, analisou Letícia.
A edição de 2025 do RIW reafirma o Rio de Janeiro como palco da inovação. Com relevância global, o evento trouxe nomes como o do piloto e tetracampeão de Fórmula 1, Sebastian Vettel, a futurista Amy Webb, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz Denis Mukwege, e a política e ativista dos Direitos humanos, Graça Machel Mandela, entre outros.
Além das trilhas de conhecimento: Diálogos inspiradores; Agronegócio; Saúde; Energia; Ciência e educação; Empreendedorismo e Open Innovation; Geopolítica, Governança e Jurídico; Novas Tecnologias; Sociedade, arquitetura e design; Impacto socioambiental e mudança climática; Branding experience; Economia Criativa; Esporte; Mercado Financeiro e Cripto; Varejo; e Diversidade, equidade e Inclusão, o evento apresentou experiências imersivas, como as embarcações NAM Atlântico (A140), o maior navio de guerra da Marinha Brasileira, e o Navio-Veleiro (NVe) Cisne Branco, que cumpre funções diplomáticas e Relações Públicas, além de exposições artísticas e tecnológicas, localizadas no segundo andar do Espaço Kobra.