Artista brasileiro cria versão autoral do clássico Lunar Pilot, unindo toy art, cultura pop e alta relojoaria em edição limitada
O artista paulistano Thiago Rosinhole, conhecido por seu trabalho que mistura arte de rua, cultura pop, cartoons e games, alcança um marco histórico ao se tornar o primeiro artista independente brasileiro a assinar uma colaboração com a Bulova, marca icônica da relojoaria mundial que celebra 150 anos de história.
Thiago Rosinhole tem 37 anos, é formado em Administração de Empresas, autodidata nas artes visuais e construiu carreira sólida no mercado financeiro antes de se dedicar às artes. Sua trajetória inclui exposições internacionais e parcerias com marcas como Red Bull, Nivea, Logitech, Globo, Palmeiras, SBT, Asus e Nvidia, além de participações em eventos como CCXP, Pixel Show e Brasil Game Show.
Desde 2016, Rosinhole construiu um estilo único, ganhando destaque com projetos que customizaram toyarts no estilo Funko Pop. Em 2022, apresentou Budii, seu personagem autoral com estética futurista e ares de astronauta, que rapidamente conquistou exposições em cidades como Nova York, Miami, Paris, Veneza, Houston e Austin.
“O Budii é inspirado na memória afetiva infantil. Ele fala sobre alegria, sobre fantasia, sobre sonhos e uma das inspirações para criar o formato dele foi o astronauta. O design é inspirado nos modelos de cartoon dos anos 30, mas com um olhar futurista, imaginando como seria um astronauta do futuro. Por isso ele tem essa roupa gordinha e esses traços que lembram bastante os desenhos da nossa infância. Esses traços remetem ao cartoon clássico, à nossa infância, e o conceito remete ao futurismo, à fantasia, ao lúdico, ao espacial”, explica Rosinhole sobre seu personagem.
A colaboração, chamada Lunar Pilot x Budii, é uma edição limitada de 5.500 unidades do clássico Lunar Pilot, relógio que carrega a herança da missão Apollo 15, de 1971, quando o cronógrafo original foi utilizado na Lua. Pela primeira vez, essa tradição é reinterpretada com a estética vibrante e futurista de Rosinhole.
“Na Bulova, acreditamos que inovação é atemporal. Nosso 150º aniversário não é apenas uma celebração do passado, mas uma reinvenção dos nossos momentos mais ousados. O Lunar Pilot x Budii traduz esse espírito — honra nosso legado no espaço e, ao mesmo tempo, convida uma nova geração de colecionadores e formadores de opinião a enxergar o relógio sob uma nova ótica”, afirma Jeffrey Cohen, presidente da Citizen Watch America.
O design do relógio combina o DNA técnico da Bulova com a linguagem visual do Budii. O mostrador é produzido em Timascus, liga de diferentes tipos de titânio, tratada termicamente para gerar efeito multicolorido único em cada peça. No fundo da caixa, uma gravação exclusiva do astronauta Budii homenageia a missão Apollo 15.
“Eu tenho um carinho muito grande pela Bulova. Foi o primeiro relógio que eu ganhei do meu pai. Meu pai tinha um Bulova quando era criança. E teve uma fase, ali pelos meus 11 ou 12 anos, em que eu falei que queria ter um relógio. Eu ficava namorando os relógios dele, e ele me deu um Bulova dele, que infelizmente eu não tenho mais. A gente perdeu numa das mudanças de casa, mas me marcou bastante. É uma honra estar com a Bulova hoje, fazendo essa colaboração. O Toy Art é um tipo de arte subcultura urbana, que vem cada vez mais sendo reconhecida. E ter uma empresa que sempre foi à frente do seu tempo, sempre foi uma empresa de tendência, e ao mesmo tempo tão tradicional, olhando para esse mercado e me escolhendo para fazer uma colaboração tão importante, numa data comemorativa tão significativa para eles, é muito legal”, comenta Rosinhole.
O modelo apresenta caixa em aço inoxidável e é equipado com o movimento quartz exclusivo da Bulova, operando a 262 kHz, que oferece ponteiro de segundos contínuo, unindo estética mecânica à confiabilidade do quartz. Cada relógio acompanha uma miniatura exclusiva do Budii, de 15 cm, pintada à mão pelo artista, tudo acondicionado em estojo especial que une cultura pop e alta relojoaria. A peça já está disponível internacionalmente, com chegada ao Brasil prevista entre setembro e outubro.