Empresa mineira lidera o setor com mais de 100 novos clientes por mês e oferece economia de até 35% na conta de luz
A Cemig se tornou a primeira comercializadora do Brasil a superar a marca de 2.500 clientes no Mercado Livre de Energia no modelo varejista. Segundo dados divulgados nesta semana pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a empresa mineira alcançou 2.562 clientes desde a abertura desse segmento, em janeiro de 2024, com volume de energia entregue de 183,2 megawatts médios (MWm).
A atuação da companhia nesse mercado tem sido estratégica. Com o programa Energia Livre Cemig, a empresa oferece condições comerciais competitivas, possibilitando aos consumidores uma economia de até 35% na conta de energia. Todas as empresas do Grupo Tarifário A – que inclui consumidores atendidos em alta e média tensão – estão aptas a migrar para esse modelo.
Para ampliar o acesso e facilitar a adesão, a Cemig lançou o primeiro e-commerce de energia do Brasil. A plataforma permite que consumidores realizem simulações de consumo, comparem ofertas e fechem contratos de forma totalmente digital, com praticidade, transparência e segurança.
Sérgio Lopes, vice-presidente de Comercialização da Cemig, afirma que a liderança é sustentada por uma estratégia sólida e pela tradição da empresa no setor. “A Cemig possui ampla adesão nas regiões Sudeste e Sul e, agora, intensifica sua estratégia de expansão para outras áreas do país, com foco especial no Nordeste”, destaca.
Ele complementa: “A Cemig tem grande tradição no Mercado Livre de Energia e estamos na liderança do segmento varejista desde meados de 2024. É um reconhecimento importante para a companhia e para Minas Gerais, especialmente em um setor altamente competitivo. Temos uma média superior a 100 novos clientes varejistas por mês, em diversas regiões do país, o que evidencia a força da Cemig no setor elétrico nacional”.
Meta de 10 mil clientes até 2025
Somando os segmentos atacadista e varejista, a Cemig já atende mais de 9,5 mil consumidores no Mercado Livre de Energia. A meta da companhia é atingir a marca de 10 mil clientes até o final de 2025. Com um market share superior a 14%, a empresa reforça sua presença como protagonista do setor elétrico brasileiro.
Outro diferencial estratégico da Cemig é o compromisso com a sustentabilidade: toda a energia comercializada é 100% proveniente de fontes renováveis e conta com certificações nacionais e internacionais que garantem rastreabilidade e conformidade com boas práticas ambientais.
Incentivo a novos parceiros
Com foco na expansão comercial, a Cemig lançou o Programa Sinergia, voltado à ampliação da rede de parceiros no Mercado Livre de Energia. A iniciativa oferece remuneração triplicada e pagamento integral no momento da assinatura do contrato, proporcionando liquidez imediata para os parceiros.
Os parceiros que firmarem contratos exclusivos também passam a receber remuneração recorrente durante toda a vigência dos contratos indicados, o que garante previsibilidade e retorno financeiro contínuo. “O Programa Sinergia foi desenhado para oferecer segurança, previsibilidade e retorno imediato aos nossos parceiros, valorizando o trabalho de quem contribui diretamente para o crescimento da Cemig no mercado livre”, afirma Sérgio Lopes.