Obra de Flora Alves propõe novo modelo de desenvolvimento contínuo com foco em performance, estratégia e transformação cultural
A educação corporativa tradicional está com os dias contados. É o que defende Flora Alves, especialista em desenvolvimento humano e uma das maiores referências nacionais em aprendizagem organizacional, no recém-lançado Revolução da aprendizagem – Transformando a educação corporativa em culturas de aprendizagem florescentes, publicado pela DVS Editora.
Na obra, a autora convida líderes, profissionais de RH, T&D (Treinamento & Desenvolvimento) e agentes de transformação a repensarem o papel do aprendizado dentro das organizações, substituindo treinamentos pontuais por iniciativas contínuas, conectadas à performance e aos objetivos estratégicos do negócio.
Flora defende que a responsabilidade pelo aprendizado precisa ser coletiva, atravessando todas as áreas da empresa. “A cultura de aprendizagem florescente nasce em ambientes psicologicamente seguros, onde a curiosidade é estimulada, o erro não é punido, e a experimentação é reconhecida como parte essencial da evolução”, afirma.
Um dos pontos centrais do livro é o reposicionamento dos profissionais de RH e T&D como Consultores de Performance. Em vez de produtores de conteúdo, eles assumem uma atuação estratégica e analítica, voltada à identificação das reais causas de problemas de desempenho – que nem sempre estão ligados à falta de conhecimento. Para isso, Flora elenca competências-chave como pensamento analítico, inteligência emocional, criatividade e gestão da mudança.
Esses novos profissionais passam a propor soluções personalizadas e orientadas por dados, com foco em upskilling, reskilling e na prontidão da força de trabalho, atuando próximos às lideranças e ao contexto de negócio. “É preciso coragem para dizer ‘não’ a demandas que desperdiçam recursos e não geram resultados reais. Aprendizado eficaz é aquele que transforma a performance”, defende a autora.
A obra também apresenta o Ciclo de Experiências de Aprendizagem, composto por quatro fases – Análise, Design, Implementação e Avaliação – com destaque para a etapa de Design, considerada o ponto central do processo. É ali que são definidas as intenções da experiência, os públicos envolvidos e os suportes necessários para garantir a aplicação prática do aprendizado no dia a dia profissional.
Entre os estudos de caso apresentados, o livro destaca iniciativas como o EXPAMD Lab da Petrobras e um programa de formação voltado ao Serviço Veterinário Oficial, exemplos que demonstram como a educação corporativa pode gerar valor tangível quando centrada no aprendiz e alinhada à estratégia organizacional.
Com linguagem acessível, abordagem sistêmica e aplicação prática, Revolução da aprendizagem oferece um caminho claro para empresas que desejam transformar suas áreas de T\&D em alavancas de competitividade e inovação. A autora reforça que o aprendizado contínuo não é mais uma vantagem, é um imperativo.
Sobre a autora
Flora Alves é Chief Learning Officer (CLO) da SG Aprendizagem, autora dos best-sellers “Gamification” e “Trahentem®”, inventora da metodologia de Design de Aprendizagem com Canvas e referência global em soluções de aprendizagem corporativa com foco em performance e estratégia. Suas formações Instrutor Master e Design de Aprendizagem já transformaram milhares de profissionais, e sua voz ressoa globalmente como palestrante internacional.