ABVE redefine critérios para classificação de eletrificados e traz mais transparência ao mercado

Nova metodologia exclui MHEV da categoria de eletrificados e busca apresentar dados mais precisos sobre a evolução da eletromobilidade no Brasil

O mercado de eletromobilidade no Brasil começa 2025 com uma importante mudança nos critérios de classificação de veículos eletrificados. A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) implementou uma nova metodologia para sua plataforma ABVE Data, que exclui os micro-híbridos (MHEV) da categoria de eletrificados e ajusta a classificação para refletir com mais precisão a evolução do segmento no país.

Com a nova metodologia, os eletrificados passam a incluir apenas BEV (veículos 100% elétricos), PHEV (híbridos plug-in), HEV (híbridos convencionais) e HEV Flex (híbridos flex). A partir de janeiro, os MHEV não são mais classificados como eletrificados, embora seus dados continuem sendo monitorados e divulgados separadamente.

Transparência e precisão nos dados

A mudança decorre da chegada de novos modelos MHEV 12V ao mercado brasileiro a partir de outubro de 2024, o que poderia distorcer os números ao inflar a participação dos eletrificados. “Fizemos essa atualização nos critérios da ABVE Data para deixar mais claro ao consumidor e ao mercado em geral quais veículos podem efetivamente ser considerados eletrificados e quais não”, afirmou Ricardo Bastos, Presidente da ABVE.

Segundo Bastos, os MHEV de 12V a 48V, que antes representavam uma fatia pouco expressiva do mercado, tendem a crescer nos próximos anos como substitutos de veículos a combustão. “Tornou-se imperioso separar rigorosamente quais veículos contribuem efetivamente com a eletromobilidade e quais não contribuem tanto. Esse ajuste visa trazer mais rigor e transparência aos números da ABVE sobre eletrificados, aproximando-os dos critérios internacionais em vigor”, acrescentou.

Mercado de eletrificados em janeiro de 2025

Com base na nova metodologia, o Brasil vendeu 12.556 veículos leves eletrificados em janeiro. Desses, 83% foram elétricos plug-in (BEV e PHEV), enquanto os híbridos HEV e HEV Flex somaram 17%.

– PHEV: 6.701 unidades (53,4%)  

– BEV: 3.700 unidades (29,4%)  

– HEV: 1.545 unidades (12,3%)  

– HEV Flex: 610 unidades (4,9%)

Os PHEV registraram um crescimento expressivo de 71,4% em relação a janeiro de 2024, mas recuaram 36,3% frente a dezembro. Já os BEV tiveram retração de 15% em ambas as comparações. Entre os híbridos, os HEV cresceram 23,5% na comparação anual, enquanto os HEV Flex tiveram uma queda de 62%, reflexo da nova metodologia que reclassificou parte desses veículos como MHEV.

Expansão regional da eletromobilidade

O Sudeste lidera as vendas de eletrificados, com 47% do total (5.898 unidades), seguido pelo Nordeste (18%), Sul (17%), Centro-Oeste (14%) e Norte (4%). A perda de 3,9 pontos percentuais do Sudeste em relação ao ano anterior indica uma distribuição mais equilibrada da eletromobilidade pelo país, impulsionada pelo avanço da infraestrutura de recarga.

Os cinco municípios que mais venderam eletrificados em janeiro foram:

1. São Paulo: 1.612 unidades  

2. Brasília: 1.003 unidades  

3. Rio de Janeiro: 573 unidades  

4. Belo Horizonte: 550 unidades  

5. Curitiba: 355 unidades  

No final de novembro de 2024, o Brasil contava com 12.137 pontos de recarga públicos e semipúblicos, sendo 10.612 do tipo AC (recarga lenta) e 1.516 do tipo DC (recarga rápida), segundo dados da ABVE e Tupi Mobilidade. Além da infraestrutura, a ampliação da rede de concessionárias também tem facilitado o acesso a veículos eletrificados em diferentes regiões.

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Micro-híbridos seguem em crescimento

Apesar de não serem mais considerados eletrificados, os micro-híbridos continuam sendo monitorados. Em janeiro, foram vendidas 3.946 unidades, sendo 2.883 MHEV 12V e 1.063 MHEV 48V, um crescimento de 6,7% sobre dezembro de 2024.

Para acompanhar os números do setor, a ABVE disponibiliza um painel de Business Intelligence (BI) com informações interativas sobre o mercado, frotas e distribuição geográfica da eletromobilidade. Os dados são atualizados mensalmente e podem ser acessados no site da ABVE.

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