Empresas adotam a plataforma NVIDIA DRIVE, reforçando a inovação em mobilidade automatizada
A Toyota juntou-se ao ecossistema de parceiros da NVIDIA para impulsionar a próxima geração de veículos autônomos e automatizados. A aliança consolida o uso do NVIDIA DRIVE AGX Orin™, uma plataforma de computação avançada que executa o sistema operacional DriveOS, certificado para garantir segurança funcional. Com isso, a NVIDIA fortalece sua posição no setor automotivo, que pode alcançar US$ 5 bilhões em negócios verticais até o ano fiscal de 2026.
Reconhecida como a maior fabricante de automóveis do mundo, a Toyota planeja integrar o NVIDIA DRIVE AGX Orin™ em seus veículos de próxima geração. Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência de direção com recursos avançados de assistência e segurança.
“A revolução dos veículos autônomos chegou, e o automotivo será um dos maiores setores de IA e robótica. A NVIDIA está trazendo duas décadas de computação automotiva, experiência em segurança e sua plataforma CUDA AV para transformar o multitrilionário setor automobilístico”, destaca Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.
Parceria estratégica com Aurora e Continental
Além da Toyota, a Aurora e a Continental estabeleceram uma parceria de longo prazo com a NVIDIA para impulsionar caminhões autônomos em escala. A Continental planeja fabricar em massa, até 2027, veículos equipados com o Aurora Driver, um sistema de condução autônoma SAE nível 4, alimentado pela computação acelerada do NVIDIA DRIVE.
“A adoção da plataforma da NVIDIA por líderes globais como Toyota, Aurora e Continental reforça o quanto a computação acelerada juntamente com a IA são essenciais para o futuro da mobilidade. Estamos empolgados em impulsionar essa revolução no setor automotivo”, celebra Marcio Aguiar, Diretor da Divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Tecnologia ponta a ponta para mobilidade avançada
A NVIDIA disponibiliza três sistemas de computação essenciais para o desenvolvimento de veículos autônomos:
1. NVIDIA DRIVE AGX: Computador de bordo para execução em veículos.
2. NVIDIA DGX™: Processamento de dados da frota e treinamento de modelos de IA.
3. NVIDIA Omniverse™ e Cosmos™: Teste e validação de sistemas autônomos por meio de simulações em sistemas OVX™.
Empresas de destaque como Mercedes-Benz, Volvo Cars, NIO, Zoox, Xiaomi e Rivian já utilizam a plataforma NVIDIA DRIVE AGX para aprimorar seus sistemas avançados de assistência ao condutor e veículos autônomos. A tecnologia oferece soluções de ponta a ponta, desde o treinamento em nuvem até a simulação e computação a bordo, posicionando a NVIDIA como líder em inovação automotiva.