Riogaleão integra programa global de sustentabilidade da aviação

Primeiro aeroporto da América do Sul a participar da certificação ambiental da IATA reforça compromisso com ESG

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como RIOgaleão, alcançou um marco inédito na América do Sul ao aderir à certificação “IATA Environmental Assessment (IEnvA)”, da International Air Transport Association. Este programa global foi criado para promover uma indústria da aviação mais sustentável, ajudando aeroportos e companhias aéreas a identificar impactos ambientais e a implementar medidas que melhorem seu desempenho em sustentabilidade.

Com a iniciativa, o RIOgaleão se torna o quinto aeroporto do mundo a integrar o programa, ao lado do Aruba International Airport, Edmonton International Airport, King County Airport e Bahrain International Airport. A certificação, anteriormente voltada apenas para operadores aéreos, foi adaptada em 2023 para operadores aeroportuários, permitindo uma abordagem abrangente para análise de acessibilidade, operação aeroportuária, gestão de instalações e infraestrutura.

“Ao longo de sua história, o RIOgaleão tem investido em iniciativas sustentáveis que visam minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente. Desenvolvemos nossas atividades, como um dos motores da economia do Estado, comprometidos ambiental e socialmente com o crescimento do Rio de Janeiro. O IEnvA é uma nova assinatura para nossa gestão ambiental”, destaca Milena Martorelli, Gerente de Sustentabilidade do RIOgaleão.

Certificação: um processo robusto e detalhado

O caminho para a certificação IEnvA levará cerca de 18 meses, incluindo a capacitação de equipes, ciclos de auditorias e a implementação de melhorias nos processos. O programa avalia aspectos ambientais como emissões de ruído, gestão de resíduos, consumo de água, energia e medidas contra o tráfico de vida selvagem.

A participação no programa reflete um compromisso amplo e estruturado do aeroporto com as metas de sustentabilidade e também consolida sua posição de liderança no setor na região.

Relatório ESG destaca avanços em sustentabilidade

Como parte de sua trajetória de desenvolvimento sustentável, o RIOgaleão também publicou seu primeiro Relatório ESG, apresentando os resultados alcançados em 2023. Entre os destaques do documento estão:

  • Mais de 5 mil vistorias ambientais realizadas;
  • 39 mil horas de capacitação no sítio aeroportuário;
  • 55 mil toneladas de emissão de CO2 evitadas por meio de gestão de resíduos e economia de água;
  • 48.484 horas de capacitação técnico-funcional para 16.826 participantes, incluindo integrantes e colaboradores da comunidade aeroportuária;
  • Destinação de mais de 63% dos resíduos extraordinários — recicláveis (1.367,66 toneladas) e orgânicos (425,96 toneladas) — para cooperativas de recicladores e compostagem, beneficiando diretamente mais de 57 famílias e gerando adubo para projetos socioambientais.

O Relatório ESG está disponível na íntegra para consulta pública, reforçando a transparência e o compromisso do aeroporto com suas metas ambientais e sociais.

Impacto positivo para o futuro

A entrada do RIOgaleão no programa IEnvA e a divulgação de seu Relatório ESG são passos significativos para consolidar sua liderança em sustentabilidade na aviação sul-americana. Além de demonstrar um compromisso sólido com o meio ambiente, as iniciativas destacam a importância de integrar boas práticas ambientais à gestão operacional e à relação com a comunidade local.

Para mais informações, o relatório completo pode ser acessado no site oficial do RIOgaleão: https://www.riogaleao.com/corporativo.

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.