Nova edição do documento oferece orientações atualizadas para proteger a comunicação das marcas e otimizar resultados no ambiente digital
O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), principal entidade promotora do desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, lançou, a segunda edição do Guia de Brand Suitability e Combate à Fraude. Atualizado pela última vez em 2021, o material elaborado pelo Comitê de Brand Safety, apresenta boas práticas para anunciantes, agências, empresas de tecnologia e veículos de mídia, com o objetivo de proteger a comunicação das marcas e aprimorar a eficácia de suas campanhas no ambiente digital.
A publicação destaca a importância de conceitos como Brand Safety (segurança da marca) e Brand Suitability (adequação da marca) para a governança e reputação das empresas. Segundo dados do guia, 69% dos consumidores afirmam que estão menos propensos a adquirir produtos de marcas associadas à desinformação, reforçando o impacto negativo de contextos inadequados na percepção do público.
Tecnologia e combate à fraude em foco
O guia de 2024 traz uma abordagem abrangente sobre os avanços tecnológicos e sua aplicação na publicidade digital. Um dos destaques é o uso de inteligência artificial (IA) e machine learning para aprimorar mecanismos de segurança e adaptar as marcas a mudanças no cenário digital. Essas tecnologias estão sendo empregadas para detectar fraudes com maior eficiência, ajudando as empresas a manterem campanhas transparentes e eficazes.
Além disso, a publicação dedica um capítulo ao combate ao tráfego inválido, um problema que pode gerar prejuízos significativos aos investimentos em mídia digital. O IAB Brasil recomenda o uso de ferramentas robustas de filtragem e plataformas de verificação como meios para garantir a eficácia das campanhas e preservar a credibilidade das marcas.
Ferramenta essencial para o mercado
O novo guia busca fortalecer a atuação segura e responsável das marcas em um ecossistema digital em constante evolução. Segundo o IAB Brasil, o objetivo é equipar os profissionais do setor com conhecimentos e recursos que os permitam operar de forma alinhada às melhores práticas do mercado e às exigências legais.
Com 26 anos de atuação no Brasil, o IAB integra uma rede global presente em 45 países e conta com cerca de 200 associados, incluindo veículos de mídia, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. O trabalho da entidade é amplamente reconhecido por incentivar padrões elevados de planejamento, criação e mensuração de campanhas publicitárias online.