Iniciativa da Microsoft destaca como ferramentas digitais podem transformar o ambiente de trabalho para PCDs
A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no ambiente de trabalho representa um desafio significativo para as empresas, que devem adaptar suas práticas para atender às diversas realidades de colaboradores, clientes e parceiros. Neste contexto, a tecnologia surge como uma aliada essencial, oferecendo soluções que facilitam a comunicação e a colaboração no cotidiano corporativo.
Em alinhamento com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado amanhã, no dia 21 de setembro, a Microsoft enfatiza a importância de suas ferramentas de acessibilidade na criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo. “Criar um ambiente de trocas e fomento a novas ideias passa por garantir um local de trabalho inclusivo para todas as pessoas. Soluções de tecnologia são aliadas para apoiar nessa jornada dentro das empresas. É uma estratégia que vai desde a implementação dos recursos até o treinamento dos colaboradores em como utilizá-las e colocá-las em práticas em suas reuniões, e-mail e documentos, garantindo a acessibilidade. Com pequenas adaptações, podemos criar experiências mais ricas e inclusivas”, ressalta Glaucia Rosalem, diretora Financeira e líder de Diversidade e Inclusão da Microsoft Brasil.
A seguir, conheça algumas das ferramentas do Microsoft 365 que promovem a acessibilidade no ambiente corporativo:
– Leitura Imersiva: disponível no Word, OneNote, Outlook, Office Lens, Microsoft Teams, Reading Progress, Forms, Minecraft Education e no navegador Microsoft Edge. Essa ferramenta ajuda a remover distrações de conteúdos de páginas da Web, melhorando a concentração e compreensão de texto, e beneficiando diferentes estilos de aprendizado.
– Legendas/Subtitles do PowerPoint e do Teams: facilitam reuniões online para pessoas com deficiência auditiva ou que não dominam o idioma da apresentação. No PowerPoint, o usuário pode configurar legendas ao selecionar “Configurações de Legenda”. No Teams, basta ativar a função durante a reunião.
– Texto Alternativo Automático: disponível no Word, Excel e PowerPoint, fornece descrições automáticas de imagens para auxiliar pessoas com deficiência visual.
– Reading Progress: presente no Microsoft Teams, ajuda na configuração de leitura de textos, beneficiando pessoas com deficiência de processamento auditivo.
– Speaker Coach: melhora habilidades de apresentação ao fornecer feedback em tempo real sobre acessibilidade e qualidade do discurso.
– Serviços de Tradução: disponíveis em várias ferramentas da Microsoft, quebram barreiras linguísticas e facilitam a inclusão em ambientes multi idiomas.
– Customização de Conteúdo e Windows: permite ajustes personalizados de cores e fontes para atender a necessidades visuais específicas.
– Accessibility Checker: verifica a acessibilidade de documentos, ajudando a identificar e corrigir problemas antes de compartilhar conteúdos.
Além dessas ferramentas, o Copilot, assistente de Inteligência Artificial presente em produtos do Microsoft 365, contribui para a acessibilidade, permitindo que todos os usuários, independentemente de suas habilidades, aproveitem ao máximo as ferramentas disponíveis. “O Copilot me permitiu melhorar aquilo que eu já faço, que é criar soluções viáveis, mas apresentar essas ferramentas para o cliente de maneira mais didática, em um PPT com as cores certas e, acima de tudo, com total autonomia”, conta Alexandre Costa, arquiteto de Soluções de Nuvem da Microsoft e deficiente visual.
Fabio Martini, gerente de Contas da Microsoft, que tem diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDA (Transtorno do Déficit de Atenção) compartilha sua experiência com o Copilot em sua rotina: “O Copilot me permite criar um roteiro de atividades a partir de um determinado projeto em desenvolvimento. Ele automaticamente registra prazos, reuniões e lembretes sobre as tarefas e me apoia com essa organização”.
A Microsoft continua sua missão de criar plataformas e ferramentas inovadoras para atender às necessidades em constante evolução de seus clientes. Com um compromisso em tornar a IA amplamente disponível e responsável, a empresa busca empoderar cada pessoa e organização ao redor do mundo.