Nesta entrevista para o Identidades de Sucesso, tive o prazer de conversar com Caito Maia, fundador da maior marca de óculos e acessórios da América Latina, a Chilli Beans. Caito é um empreendedor nato e participou do programa Shark Tank Brasil. Durante nossa conversa, discutimos sobre a importância da criatividade, os detalhes por trás da construção de uma marca sólida e a estratégia de internacionalização da Chilli Beans.
O poder da criatividade
Quando você incentiva sua equipe a usar a criatividade, você está incentivando o crescimento e a força do seu time. Caito ressalta que é fundamental ter um time que trabalhe junto e que coloque a cabeça para funcionar. Na Chilli Beans, eles estão sempre buscando ideias inovadoras e pensando fora da caixa para se destacarem no mercado.
Construindo uma marca sólida
Para Caito, o ponto de partida para a construção de uma marca sólida é a propaganda. É importante ter um profissional ao seu lado que possa te ajudar a construir uma marca consistente. Ao longo dos anos, a Chilli Beans passou por diversos momentos de construção da marca, sempre focando nos detalhes e na busca por ideias originais.
A estratégia de internacionalização da Chilli Beans
A Chilli Beans começou sua expansão internacional pela Europa, mais especificamente em Portugal. Caito destaca que inicialmente foi um desafio, pois o mercado português é completamente diferente do brasileiro. No entanto, eles desenvolveram uma estratégia e hoje estão presentes em toda a América do Sul e América Central. A Chilli Beans está avançando cada vez mais no mundo, adaptando-se ao ambiente físico e digital.
A importância da presença online
No mundo atual, a presença online é fundamental para o sucesso de uma marca. Caito enfatiza a importância de confiar nas vendas online e destaca que tanto a presença física quanto a presença online são relevantes. A Chilli Beans utiliza os dois canais para alcançar um público mais amplo e atender às necessidades dos clientes de diferentes maneiras.
O destaque pessoal de Caito Maia
Quando questionado sobre qual característica pessoal foi fundamental para seu destaque, Caito respondeu que a habilidade de lidar com pessoas foi essencial. Ele acredita que o relacionamento com as pessoas é o que impulsiona o seu trabalho e contribui para o sucesso da Chilli Beans.
O caminho para a felicidade
Caito defende a ideia de que ser feliz é o maior objetivo que devemos perseguir, independentemente do tamanho das nossas realizações. Ele convida a todos para refletirem sobre o que os faz verdadeiramente felizes e acreditarem no poder dos seus sonhos.
Eu vejo que os empresários nem cogitam exercitar a marca; não têm agência de propaganda. Então, o primeiro passo é ter um parceiro da propaganda. Muitos ainda estarão iniciando e talvez não tenham verba. Negocie. Ter um profissional que auxilie a construir a marca, para mim, foi essencial.”
– Caito Maia, Fundador da Chilli Beans
É com imensa satisfação que compartilho a história e os pensamentos inovadores do Caito Maia com vocês, espectadores do Identidades de Sucesso. Caito é um verdadeiro empreendedor que está deixando um legado no Brasil, na América Latina e no mundo. A construção de uma marca sólida requer criatividade, trabalho em equipe e atenção aos detalhes. A Chilli Beans é um exemplo de sucesso nesse caminho, expandindo-se internacionalmente e utilizando a presença online como um suporte importante para suas vendas. Desejo muito sucesso a Caito Maia e a todos os empreendedores que acreditam em seus sonhos e buscam a felicidade através do poder de transformarem realidades através dos seus propósitos.