Projeto integra arte brasileira ao varejo e reforça ecossistema de negócios do Magalu com experiência cultural inédita
A Galeria Magalu, megaloja do grupo que será inaugurada no início de dezembro no Conjunto Nacional, levará ao coração da Avenida Paulista uma mostra permanente da Pinacoteca de São Paulo. A iniciativa incorpora o Espaço Pina ao novo conceito de varejo da companhia e apresenta ao público a exposição “Jogo de Cena – obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo”, com curadoria de Jochen Volz, diretor-geral do museu.
Patrocinador ouro da Pinacoteca, o Magalu aposta na aproximação entre cultura e consumo ao posicionar a arte brasileira em uma das regiões mais movimentadas da cidade, reforçando o compromisso da empresa com democratização do acesso à Cultura.
“A Avenida Paulista é o lar de alguns dos mais importantes museus do país, como o Masp, o Instituto Moreira Salles, a Japan House e o Centro Cultural Fiesp. Nosso sonho era levar a Pina para lá – e conseguimos. A parceria com o museu está em linha com nosso propósito como empresa, que é levar a muitos o que ainda é privilégio de poucos. Queremos que um número cada vez maior de pessoas conheça a arte da Pinacoteca, se interesse e apoie o museu”, declara Frederico Trajano, CEO do Magalu.
Um espaço de arte dentro de um hub de negócios
Concebida como um espaço de encontro, a Galeria Magalu reúne as empresas do ecossistema de varejo do grupo — como Magazine Luiza, Época Cosméticos, KaBuM!, Estante Virtual e Netshoes — e ocupa o local que por décadas abrigou a principal loja da Livraria Cultura. Além do Espaço Pina, o complexo apresentará o Teatro YouTube, com programação teatral voltada a criadores do universo digital, e uma unidade da Estante Virtual, reunindo livros novos e de sebos.
Exposição inaugura diálogo ampliado com o público
A mostra propõe uma leitura expandida da cena artística nacional, reunindo trajetórias de artistas de diferentes gerações. O Espaço Pina é marcado pelo painel Onde a Linha Equilibra o Eu, da paulistana Soberana Ziza, comissionado especialmente para o ambiente e dedicado a temas como visibilidade, território e transformação urbana.
Jochen Volz será responsável pela seleção das obras expostas durante os próximos doze meses e destaca o potencial da mostra para ampliar o contato entre o público e a arte brasileira. A exposição reúne pinturas de Bajado (década de 1970), esculturas monumentais da série Comediantes, de Francisco Brennand, e peças como Animal Estático (1966), de Liuba Wolf, Raoni (1986), de Miguel dos Santos, e Yuxin (2022), de Kássia Borges. As obras poderão ser substituídas ao longo do ano, preservando a temática central sobre corpo, teatralidade e representações brasileiras.
“A exposição ‘Jogo de Cena: obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo’ representa uma oportunidade para o museu dialogar com um público diverso, em um contexto espontâneo e descontraído”, afirma Volz. “É missão da Pinacoteca promover um encontro com a arte brasileira de forma ampla, sendo Jogo de Cena um convite para a reflexão sobre as múltiplas dimensões da representação do corpo e da teatralidade na arte brasileira”, complementa.
Varejo, cultura e experiência
Ao materializar seu ecossistema de negócios em um único espaço, o Magalu une consumo, tecnologia e cultura em um projeto que reforça sua estratégia de expansão. A Galeria Magalu combina experiência e venda, apresentando ambientes de experimentação de produtos, eventos e serviços.
Entre os destaques está a Casa da Lu, área interativa em que o público acessa fisicamente o espaço, que até então era apenas digital, da influenciadora virtual do Magalu, ampliando as possibilidades de ativação de marcas e experiências imersivas.

