Padronização desenvolvida pela Abrasel aproxima plataformas, sistemas de gestão e restaurantes, favorecendo a competitividade e o crescimento do delivery no Brasil
As plataformas 99Food e Keeta acabam de concluir a integração ao Open Delivery, padrão aberto de comunicação que conecta aplicativos, sistemas de gestão e restaurantes. A adesão representa um avanço estrutural para o mercado de alimentação fora do lar, ao permitir que os pedidos sejam integrados de forma simples, rápida e automatizada, que reduz erros, otimiza processos e melhora a experiência tanto para os estabelecimentos quanto para os consumidores.
O Open Delivery é uma iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com empresas de tecnologia e representantes do setor, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de alimentação fora do lar. “Os padrões Open Delivery, que vêm sendo desenvolvidos pela Abrasel há 5 anos em parceria com mais de 100 dos principais desenvolvedores de software para restaurantes, foi fundamental para que 99 e Keeta pudessem ingressar no mercado com facilidade e velocidade”, afirma Célio Salles, cofundador da iniciativa.
Ele acrescenta que a chegada das plataformas amplia a competitividade e o dinamismo do setor. “A chegada destes dois grandes apps estabelece uma nova dinâmica concorrencial, dando aos estabelecimentos e aos consumidores mais opções de escolha, permitindo projetar a ampliação e o fortalecimento do delivery no Brasil”, destaca.
A 99Food, que compartilha base de usuários com o aplicativo 99Táxi, passa a operar com interoperabilidade total junto aos sistemas de gestão utilizados por bares, lanchonetes e restaurantes. Já a Keeta, que inicia sua atuação no país com foco nas cidades de Santos e São Vicente (SP), aposta na integração nativa ao Open Delivery como diferencial competitivo para atração e fidelização de clientes.
Rede Rei do Mate amplia canais com o Open Delivery
Entre as redes que já aderiram ao padrão, a Rei do Mate vem ampliando seus canais de venda e fortalecendo o relacionamento com as novas plataformas. Segundo o diretor de Franquias e Expansão da rede, João Baptista da Silva Júnior, a integração marca um ponto de virada para o setor.
“Nosso papel é sempre buscar as melhores soluções tecnológicas que promovam crescimento no mercado. O Open Delivery permitiu quebrar um ciclo negativo em que cada parte da cadeia usava um sistema diferente. Com a entrada de novos players que já aderiram ao padrão, como a Keeta, a integração ficou mais fácil e, indiscutivelmente, o mercado foi beneficiado”, afirma.
Ele ressalta que a adesão ao padrão se tornou um critério de escolha de fornecedores. “Hoje, ao escolher um parceiro, já pergunto se ele é adepto ao Open Delivery. A grande vantagem da Keeta é já ter entrado no mercado brasileiro integrada, o que facilita a prestação de serviço e acelera sua inserção no mercado nacional. Essa agilidade vai permitir um potencial de crescimento muito maior”, completa.
A integração entre a Keeta e a rede foi realizada por meio do sistema de gestão GCom, que já está recebendo pedidos de forma automatizada. A novidade reforça a importância da padronização tecnológica como caminho para o crescimento sustentável do delivery.
Um ecossistema mais aberto e competitivo
Com a entrada de novas plataformas no Open Delivery, o setor de delivery avança em direção a um ambiente mais aberto, eficiente e competitivo. A padronização permite que restaurantes integrem seus cardápios a diferentes aplicativos sem a necessidade de soluções exclusivas, reduzindo custos e aumentando a autonomia dos empreendedores.

